O De Coleção é uma plataforma completa para Colecionadores: Mercado Online, Diretório de Lojas, Organização de Coleções, Conhecimento e muito mais.

criar ou acessar sua conta grátis

Nossa História

Tudo começou há 20 anos atrás, na época da popularização do hobby de colecionar cartões telefônicos. Eu (Leandro, o fundador do De Coleção) e meu avô (já colecionador de moedas e cédulas) começamos a colecionar cartões juntos e logo já éramos os maiores colecionadores de nossa pequena cidade, Mendes, RJ. Com isso, precisávamos ir ao Rio para comprar e trocar cartões telefônicos com outros colecionadores. Nessa mesma época foi o início da implantação em massa dos telefones públicos (orelhões) em nossa cidade e como já mexíamos com cartões e ainda ninguém vendia cartões novos aqui, começamos a vender cartões com unidade para usar nos orelhões. Depois disso, começamos a vender para os outros comércios – bancas de jornal, farmácias e quem mais quisesse vender cartões, nos tornando assim fornecedores para a região. Esse negócio de venda e distribuição de cartões de orelhão e posteriormente de celular durou mais de 10 anos, sendo a renda que pagou minha primeira graduação.

Colecionei cartões dos 9 aos 16 e na época de vestibular e faculdade eu acabei deixando de lado o hobby, meu avô acabou esquecendo também por alguns anos a numismática e a telecartofilia. Até 2012. Em 2012 eu voltei de uma pós-graduação nos EUA e quando fui mexer em meu antigo armário na casa de meus avós, reencontrei nossas coleções de cartão, moedas e cédulas. Nessa época e até seu falecimento em 2014, meu avô estava acamado. Para animá-lo, começamos a olhar e estudar nossas coleções de novo e eu comecei a perceber que todo o mercado estava igual desde que paramos de colecionar, 10 anos antes! Eu estava iniciando minha primeira empresa nessa época e tive a ideia inicial do De Coleção aí, mas a mantive apenas uma ideia até o final de 2014.

O Início

computersQuando meu avô faleceu em meados de 2014 eu instintivamente recomecei a colecionar, só que dessa vez somente moedas e cédulas. Quando terminei de catalogar tudo que tinha e fui iniciar as compras, vendas e trocas, percebi que tudo estava igual, exatamente igual há 10 anos antes! Comecei a pesquisar e nesse momento eu percebi que existia a possibilidade de unir minha experiência profissional à minha paixão pessoal e usar essa união para solucionar um problema para um público que sou apaixonado e do qual faço me considero parte, os Colecionadores. Assim, um pouco antes do final de 2014 foi colocada no ar a primeira versão do De Coleção, que veio evoluindo e crescendo até o que temos o prazer de lhe oferecer hoje!

Sejam bem-vindos, Colecionadores!